quinta-feira, 22 de abril de 2010

Planejamento

Meu planejamento foi fantástico. Faltavam 2 semanas para as férias de Páscoa (lá eles chamam assim) é um período de 15 dias de folga das universidade. Eu não tinha a mínima idéia para onde eu iria. Só sabia que iria passar o domingo de Páscoa na Bretanha na casa da Ana Paula e do Michel (que são dois amigos que eu AMO, e que devem estar me odiando, porque eu estou enrolando para ligar pra eles tem dois meses, mas enfim...).

Eu estava procurando países que eu queria visitar, onde eu queria ir, etc. Aí me veio na cabeça, Santiago de Compostela. Eu sempre tive uma fascinção com o Caminho. Acho que começou quando uma amiga da minha mãe deu para ela uma medalhinha de Santiago,que ela trouxe depois de ter feito o Caminho, e eu gostei tanto que andei com ela no pescoço por três anos direto, até que ela sumiu em uma mudança (ODEIO mudança). Depois, assisti um filme chamado 'Americano' com o Joshua Jackson (AMO), que era sobre um americano (oi!) que acabou de formar na universidade, e antes de começar a trabalhar, e começar uma vida rotineira e tediosa (aguardo ansiosamente por essa parte da minha vida...), ele foi fazer um mochilão na Europa.

O filme começa com ele no meio da corrida de touros em Pamplona, conhece uma espanhola maluquete, se apaixona e tals, mas nem tanto por ela, mas pelo estilo e vida tão diferente, um estilo de vida livre. Sem estresse de cidade grande, sem ter que cumprir horários, viver o presente sem depender de restrições de um mundo que suga a vida da sua existência. Enfim, não vou contar o filme todo, que é ótimo a propósito. No final, o americano está com a passagem comprada pra voltar, porque o novo emprego dele o espera, mas ele já não sabe mais se quer voltar para aquela vida, sem pelo menos antes saber quem ele é e o que ele realmente quer. Aí a espanhola dá para ele a mochila do pai dela, com a qual ele havia feito o Caminho de Santiago, o americano chuta o balde, pega a mochila e começa o Caminho. Fim. O fim é o início da jornada.

Bem, isso tudo me inspirou e tals. Aí eu pensei: quando é que eu vou voltar aqui e ter tempo e dinheiro para fazer isso de novo. Quer saber, não tenho equipamento nenhum, o orçamento tá apertado, eu não tenho preparo físico nem para subir uma escada direito, mas dane-se. EU VOU. E fui.

Antes, claro, teve a logística da situação. Equipamentos: fui e comprei cantil, canivete, saco de dormir, lanterna, pochete (é brega, mas é útil, ok?), já tinha levado minha mochila de acampar, imprimi uns guias meia-boca do Caminho. Prometi que nessas duas semanas anteriores eu ia começar a andar pra tudo quanto é canto para começar a ter preparo físico e ia parar de fumar, óbvio que nenhuma das metas foi cumprida, mas, whatever.

Aí começou a complicação da passagem. Eu ia ter que ir de ônibus porque o orçamento permitia ônibus ou bicicleta. Só que os horários não condiziam com a cidade que eu queria começar. Inicialmente eu iria começar de Ponferrada, mas como eu tive a grande sorte de ter arrebentado minha perna no metrô UMA semana antes da viagem, eu ia ter que começar de uma cidade que já haveria passado o trecho mais íngreme. Então eu começaria de Piedrafita, que é uma cidadeno meio do Monte Cebreiro, que é a parte mais íngreme do trajeto, mas como a cidade fica no meio, eu só iria pegar 5km de subida no primeiro dia (na minha cabeça, pelo menos).

Só que eu tinha que trocar de ônibus.

Ai, cansei... depois continuo...

2 comentários:

  1. Adorei e estou aguardando mais detalhes.
    Bjos..

    ResponderExcluir
  2. Valeu Tia Elo, vou fazer o máximo pra postar com frequência, bjs!

    ResponderExcluir