sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Ida - Parte 1

Bem, depois de muita complicação, comprei as passagens. Eu ia sair de Paris, com ônibus da Eurolines (Eurolixo para os mais íntimos), iria até Astorga, e de Astorga pegaria outro ônibus até Piedrafita. Estimativa de tempo de viagem: 24 horas dentro de um ônibus, delícia...

Comprei online as passagens, e fui para a Bretanha passar a Páscoa. Fotinho da Bretanha só para mostrar o nível do lugar:






Chato né... super quero morar lá um dia... Mas, então, ia ficar lá até o Domingo de Páscoa a noite, e na mesma noite ia voltar para Paris. Cheguei em Paris as 23:30, em casa quase meia-noite e meia. E ia pegar o ônibus para a Espanha na 2a, as 17:10.
Só que eu ainda tinha que arrumar mala, etc. Arrumei minhas coisas na 2a, e fui para a estação de ônibus de Galienni que é no leste de Paris. Óbvio que já saí de casa atrasada, né? Saí era 16:40 de casa, e eu ainda tinha que trocar de metrô três vezes até chegar na estação de ônibus. Cada vez que o metrô fazia uma parada eu começava a rezar o Pai-Nosso... NÃO TINHA COMO DAR TEMPO!!! Cheguei em Galienni exatamente 17:03, voando igual uma louca.

Subi correndo até o ônibus que era pra eu pegar, ele ainda estava lá! Já ia colocar minha mochila no bagageiro, aí vira o trocador para mim: Essa sua passagem é online, né? -Aham, é sim, por que? -Bem, porque você vai ter que ir lá embaixo no guichê trocar pela passagem normal. -Tá doido moço, eu comprei passagem online EXATAMENTE pra não ter que ir no guichê! -Você vai ter que ir lá, desolée... (Parêntesis aqui para o tal do 'desolée'. O 'desolée', em francês, é uma forma de 'foi mal ae', mas com um tom de muito mais 'vai se ferrar, não é problema meu', se você estiver na França e alguém der de ombros e falar 'desolée' para você, pode mandar a pessoa para aquele lugar, sem culpa!) Beleza, voltei correndo para os guichês na parte de baixo da estação, e tinha umas 10 filas enormes, só que cada fila era pra um ônibus diferente, mas, NÃO TINHA INDICAÇÃO DE QUAL FILA ERA PRA QUAL ÔNIBUS! Saí perguntando para quem já estava na fila, e ninguém sabia nada, parece que cada um escolheu a fila a esmo, e estacionou lá.

Vi uma fila no canto que parecia ir mais rápido e fui nela mesma, a atendente, vendo a confusão, já nem estava mais prestando atenção em qual guichê era de qual ônibus, então, graças, ela trocou minha passagem e eu voltei correndo para o ônibus (neste ponto eu já estava igual mendiga, descabelada, suando e atropelando pessoas lerdas na escada rolante). Cheguei no ônibus, achando que ele já devia estar indo embora, né? Afinal, já era 17:15, e na França tudo é ridiculamente pontual. Mas... os motoristas, qual foi minha surpresa em descobrir, eram portugueses. Aí, óbvio, pontualidade nem constava na lista de prioridades deles. Sentei em um lugar no meio do ônibus, rezando para que ninguém sentasse do meu lado, para que eu pudesse ir dormindo, linda e confortável, e o ônibus saiu finalmente as 17:40. Corri a toa, mas beleza, pelo menos eu estava no ônibus.

Eu assumi que como a viagem até Astorga era até 13:00, a gente ia ter umas três, no máximo quatro paradas. Ledo engano. Uma hora depois da saída de Paris, os motoristas pararam pra gente (leia-se eles) tomar um café. Uma hora depois disso, a gente parou para jantar. Depois do jantar eu me deitei toda folgada nas duas poltronas, já que ninguém, ainda bem, se animou de sentar do meu lado. Aí a gente parou numa cidadezinha francesa, chegaram dois velhinhos, e MANDARAM o cara, que também estava sentado sozinho na minha frente, mudar para o meu lado para que eles pudessem se sentar juntos, pode? Pode não! Tava cheio de gente sentada sozinha na parte de trás do ônibus, POR QUE se sentar logo do meu lado?

Aí que a batida rídicula no metrô que ferrou minha perna entrou em ação. Virei pro moço que tinha sentado do meu lado, e começei a falar, quase chorando. -Moço, sabe o que que é? Eu machuquei minha perna SERIAMENTE, e o médico mandou que eu ficasse com ela para cima o máximo possível (detalhe, eu ainda não tinha ido ao médico, e nem iria, porque nem estava doendo. Minha sorte é que parecia que eu tinha quebrado a perna de tão feio e alto que estava o hematoma), então será que o senhor poderia procurar outro lugar para sentar? E simples assim, voltei a ter as duas poltronas pra mim! E antes de alguém me recriminar, vai passar 24 horas dentro de um ônibus sem ar condicionado, e depois conversa comigo, ok?

Isso foi duas horas depois do 'jantar', quem reclama da comida de beira de estrada do Brasil, não queira experimentar a da França, nojento. TRÊS horas depois do jantar, os motoristas resolveram que estava na hora de OUTRO café. E assim foi, a cada duas ou três horas, eles paravam pra tomar café, e que se dane quem tinha horário pra pegar outra conexão! Foram no mínimo umas 7 paradas. Se bem que eles resolveram compensar na estrada, achando que estavam transportando sacos de arroz, eles iam a 140km/h fácil.

Cheguei em Astorga as 14:00, uma hora de atraso, mas mais cedo do que eu imaginava. Só que vou ter que contar meu drama médico no ônibus antes. Então, como eu começei a usar a desculpa da perna para que ninguém sentasse do meu lado, no final da viagem o ônibus inteiro já sabia da minha vida inteira. Já sabiam que eu ia fazer o caminho de Santiago, já sabiam que eu tinha machucado a perna no metrô, aí todo mundo e sua avó resolveu começar a me dar conselhos! -Não, porque você não vai conseguir andar com essa perna assim! -Você tem que ir em um médico, você pode ter quebrado a perna! (Oi! E eu to andando como?) -Você tem que ir no hospital urgentemente, você pode estar com GANGRENA! Sério, gangrena! Pode uma coisa dessa? Aí, claro que esse povo todo conseguiu me desesperar!

CONTINUA...

2 comentários:

  1. "-Não, porque você não vai conseguir andar com essa perna assim! -Você tem que ir em um médico, você pode ter quebrado a perna! (Oi! E eu to andando como?) -Você tem que ir no hospital urgentemente, você pode estar com GANGRENA!"

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    p.s: o episódio da passagem on line foi foda rsrsrsss

    ResponderExcluir
  2. E você acredita que a retardada aqui ainda perguntou se realmente podia dar gangrena, pra moça da farmácia??? Ninguém merece o poder sugestivo de velhinhos espanhois...

    ResponderExcluir