segunda-feira, 3 de maio de 2010

Iniciando a caminhada

Bem, eu e a Sam saímos do hotel depois do café, estava bem frio e chuviscando, colocamos as capas e começamos a subida. Iriam ser 5km de subída bem íngreme até o Alto do Cebreiro, eu achei que ia andar dois e morrer no meio da estrada. sim, porque, como eu havia dito, na minha exteeensa pesquisa antes de viajar, eu não sabia que Piedrafita ficava na trilha de bike e não na trilha a pé. Então tivemos que subir até o Cenreiro pelo asfalto, mas ok. Iniciamos a subida e logo começamos a ver grupos de ciclistas, e a partir daí que começou o 'grito de guerra' do caminho. Aparentemente, quando você passa por qualquer outra pessoa no caminho, de qualquer nacionalidade, você diz: Bon caminõ! E todos que passavam por nós falavam isso, e a gente respondia a mesma coisa, achei legal!

Enfim, começamos a subir e até que meu pulmão estava aguentando bem, não tive que ficar parando toda hora. E desde o início eu já tinha avisado a Sam: Eu sou lerda, tenho preparo físico ZERO e fumo. Então, se eu panguar para trás não precisa ficar me esperando senão eu vou atrapalhar seu ritmo. Ela falou que tudo bem, e no início a gente estava seguindo um bom passo, tinha hora que ela ficava uns metros à frente, outras horas eu tomava a dianteira. Os três primeiros quilômetros continuaram com a chuvinha, aí depois começou uma TEMPESTADE DE NEVE, pode? Eu adorei, porque já tinha visto um pouco de neve em Paris, mas não tinha pego tempestade de neve. Foi ótimo e renovou meu fôlego.

Um pouco antes de chegar no Cebreiro encontramos com umas três meninas (que acho que eram alemãs) e uma delas estava machucada, e elas queriam um táxi, mas nenhuma falava espanhol. Perguntei para a Sam se ela topava esperar enquanto eu ajudava as meninas a resolverem o problema com o táxi, ela falou que ok. Aí fui eu para o resgate. Foi lindo, porque eu não sei falar um 'a' em alemão, as meninas mal mal sabiam inglês, e meu espanhol é mais um portanhol (pelo menos naquele início de viagem) do que qualquer outra coisa. As meninas queriam o táxi, mas não sabiam como chamar. Conseguimos achar alguém em uma casa no meio do caminho que chamou, o taxista chegou e aí começou a confusão. Eu não estava entendendo se as meninas queriam ir todas no táxi, se elas queriam que só uma fosse, se duas fossem, queriam saber quanto ia ser o táxi, mas nem sabiam para onde estavam indo. Eu fiz o que pude, e no final as três entraram no táxi e sabe-se lá onde foram parar...

Continuamos e chegamos no Alto do Cebreiro, uma da melhores vistas da minha vida.

Quando chegamos, fomos até a Igreja pelo seguinte motivo: no final do caminho você recebe uma espécie de 'certificado' que é a compostela. Um documento que fala que você percorreu o caminho a pé, e fala quantos km você andou. Só que para que ninguém desça de um ônibus em santiago e fale que andou 800km, você tem que ter um 'passaporte' e ir pegando carimbos duarnte o caminho para comprovar que você esteve nestes lugares. A Sam não sabia disso, e então eu fui com ela na Igreja, ela pegou o 'passaporte' dela, e eu peguei meu primeiro carimbo! A igreja é linda por dentro, super rústica!

O albergue do lugar é fantástico, num prédio todo de pedra, se eu soubesse que era daquele jeito ia ter chutado minha preguiça no dia anterior e subido os 5km para dormir lá. Aí eu inventei que queria um cajado para andar, e começei a olhar nas lojinhas do Cebreiro, tinha uns lindos, todos trabalhados, mas 20 euros, nem rolava. E outra, era uma coisa meio artificial, não parecia um cajado roots, e sim uma coisa industrializada de gift shop. Não comprei.

Aí iamos descer pela trilha, já que não queriamos mais seguir pelo asfalto, mas a moça da Igreja avisou que pelo fato de estar choendo há vários dias, a trilha estaria toda enlameada e escorregadia. Então infelizmente seguimos pelo asfalto.


Saindo do Cebreiro o próximo povoado é Linhares. Descemos um pouco, mas logo depois as subidas começaram de novo, e teve uma parte do camniho que saímos do asfalto, e aí o drama do tênis começou. O drama foi o seguinte: a anta aqui tinha ido com um tênis Nike de corrida, que é de couro e TECIDO em cima, ou seja, choveu seu pé encharcou. E como a chuva começou a piorar foi exatamente o que aconteceu. Não eram nem meio-dia do primeiro dia de caminhada e meu pé já estava encharcado, minha meia também. E tênis molhado + meia molhada + horas de caminhada = trinta mil bolhas no meu pé NO PRIMEIRO DIA!

Amanhã eu continuo, bjs

Um comentário:

  1. Ficou com os pés cheios de bolhas???
    Como que continuou a caminhada??

    ResponderExcluir